quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ATA DAS SESSÕES CONJUNTAS 1158ª.; 1159ª.; 1160ª.; 1161ª; 1162ª.; 1163ª; 1164ª.; 1165ª. REUNIÕES DELIBERATIVAS – ADL NÚMERO PRT 494221/2013

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INSTITUTO INESPEC
Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura

REDE VIRTUAL INESPEC

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VICE-PRESIDÊNCIA
ATA DAS SESSÕES CONJUNTAS 1158ª.; 1159ª.; 1160ª.; 1161ª; 1162ª.;  1163ª; 1164ª.; 1165ª. REUNIÕES DELIBERATIVAS – ADL NÚMERO PRT 494221/2013.
Aos três dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, na sede da Vice-Presidência do Instituto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, entidade de direito privado, também designado pela sigla, INESPEC, fundado em primeiro de maio do ano de 2007, sociedade civil sem fins econômicos, inscrita no CNPJ/MF sob n.o. 08 928 223 0001 25, estabelecida à rua Dr. Fernando Augusto, 119, bairro Santo Amaro, CEP 60.540.260, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará reuniram-se os membros da Diretoria Executiva para deliberarem sobre os termos do Processo Administrativo Interno de número: 483016/2013. Presidi a sessão o Senhor César Augusto Venâncio da Silva, Vice-Presidente do Instituto. PAUTA: PROCESSO INTERNO INESPEC; ASSINATURA DE CONVÊNIO ENTRE INESPEC E SEDUC; DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CORPO DOCENTE APROVADO PARA O PERÍODO DE 21 DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DO ANO DE 2013. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA OUTRAS ATIVIDADES NOS TERMOS DO PLANO DE CONTAS DE 2013; LOTAÇÃO DOS PROFESSORES DO INESPEC PARA 2013; HOMOLOGAÇÃO DE VALORES EM PLANILHA; HOMOLOGAÇÃO DA LISTA DE ALUNOS MATRICULADOS PARA 2013 E QUE SERÁ ENVIADOS PARA A LISTA DOS PROJETOS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL;  APROVAÇÃO DOS EDITAIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 E 20 PUBLICADOS PELA PRESIDÊNCIA DO INESPEC;  APROVAÇÃO DOS DOCENTES DO INESPEC E PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ EM 21 DE MARÇO DE 2013; INSTITUCIONALIZAÇÃO DO NOVO DIÁRIO DE CLASSE QUE DEVE SER UTILIZADO A CONTAR COM 31 DE ABRIL DE 2013. ABERTA A SESSÃO. O Presidente da sessão relata o interior teor do Processo 483016/2013. Das folhas 1/119. Dispoe sobre a ESTATÍSTICA DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2013. Consta às folhas: 13/40 os relatórios dos docentes especializados, e as folhas 70 consta certificação que no período de 1 de fevereiro a 28 do mês em comento, foram realizados, manhã e tarde, um total de 998 atendimentos educacionais especializados. ASSINATURAS DOS PROFESSORES. APROVADO._________________________________; Folhs 1, 40/50 frequências enviadas a SEDUC referente aos docentes em exercício por força de convênio. APROVADO.______________________; A SEDUC renovou o convênio com o INESPEC para a educação especial. PRIMEIRO: 2010; SEGUNDO: 2011; TERCEIRO: 2012 e QUARTO: 2013. VER Folhas 45/46. CONVÊNIO PUBLICADO – CONVÊNIO 30/2013. PROCESSO SEDUC NÚMERO 12827614-2 – DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ – SÉRIE 3 – ANO V – 039, FORTALEZA-CEARÁ 27 DE FEVEREIRO DE 2013 – Páginas 45/46  - Cópias nos autos citados e custodiados no INESPEC. APROVADO._____________________________________;Consta as folhas  43/44; 51/69;, a formalização dos pedidos de contratação dos docentes especialistas. Por conta do convênio: CONVÊNIO PUBLICADO – CONVÊNIO 30/2013. PROCESSO SEDUC NÚMERO 12827614-2 – DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ – SÉRIE 3 – ANO V – 039, FORTALEZA-CEARÁ 27 DE FEVEREIRO DE 2013 – Páginas 45/46, foi elaborado o RELATÓRIO 487103/2013 as folhas 72/105. TRATA DO RELATÓRIO A DESCRIÇÃO DO VALOR DO CONVÊNIO CONVÊNIO PUBLICADO – CONVÊNIO 30/2013. PROCESSO SEDUC NÚMERO 12827614-2 – DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ – SÉRIE 3 – ANO V – 039, FORTALEZA-CEARÁ 27 DE FEVEREIRO DE 2013 – Páginas 45/46. VALOR DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA APROVADA PARA O PERÍODO DE 21 DE FEVEREIRO À 31 DE DEZEMBRO DE 2013 EM RELAÇÃO AO CORPO DOCENTE:  VALOR TOTAL R$ 125845,68(CENTO E VINTE CINCO MIL, OITOCENTOS E QUARENTA E CINCO REAIS E SESSENTA E OITO CENTAVOS). APROVADO.________________________;Concluso  os debates a Presidência passa a palavra aos docentes. Não havendo pauta extra se resolve nos termos que segue:  Publicação do Edtal n.o. 18-CAEE PRT 488883, de  2  de abril de 2013. EMENTA: EDITAL DE PUBLICIDADE DOS DADOS ESTATÍSTICOS DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAL ESPECIALIZADO REALIZADO NO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO INESPEC NO PERÍODO DE  PRIMEIRO A VINTE OITO DE FEVEREIRO DO ANO DE 2013, NO TOTAL DE   998 AEE  E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIASA Vice-Presidência do INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, no uso de suas atribuições legais, e o CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA DO INESPEC, tornam público por determinação da Presidente titular do INESPEC, que por conta da parceria com a SEDUC, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ, faz publicar para os fins estatísticos o número de atendimentos educacional especializado realizado no CURSO LIVRE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, no período citado na ementa; Considerando os Despachos o Processo Administrativo 483016/2013, acostado nos autos; Considerando que o CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA DO INESPEC, desenvolve a Educação Especial, como modalidade transversal aos níveis, etapas e modalidades de ensino; Considerando que o CAEE/INESPEC não promove escolarização regular, mas somente um ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ao público alvo da Educação Especial: I – alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II – alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam  um  quadro  de  alterações  no  desenvolvimento  neuropsicomotor, comprometimento  nas  relações  sociais,  na  comunicação  ou  estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação; III – alunos com altas habilidades/super dotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade, junto à rede pública ou privada do SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ; Considerando as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/96; Considerando as diretrizes da Resolução nº 02, de 02 de setembro de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, que institui diretrizes nacionais para a educação especial; Considerando as diretrizes como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar: I - a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social; II - a busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências; III - o desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos;  Considerando que se consideram como educando com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem: I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos: a) aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específicas; b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências; II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis; III - altas habilidades/superlotação, grande facilidade de aprendizagem que o leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes. Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, à escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: I - a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; II - o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; III – a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário; Considerando os termos do Decreto Federal nº 3.956, de 08 de outubro de 2001 - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência; Considerando os termos do Decreto Legislativo Federal no 198, de 13 de junho de 200l - DECRETO LEGISLATIVO (*) Nº 198, DE 2001. Aprova o texto da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, concluída em 7 de junho de 1999, por ocasião do XXIX Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos, realizado no período de 6 a 8 de junho de 1999, na cidade de Guatemala. (*) O texto da Convenção acima citada está publicado no D.S.F. de 10.3.2001. Considerando os termos do PARECER N.º: CNE/CEB: 11/2004, PROCESSO N.º: 23001.000043/2003-31 RELATORA: Sylvia Figueiredo Gouvêa. COLEGIADO: CEB - APROVADO EM: 10/03/2004. PROCESSO N.º: 23001.000043/2003-31. ASSUNTO: Consulta tendo em vista o artigo 58 da Lei 9.394/96- LDB e a Resolução CNE/CEB 2/2001, que instituiu Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. INTERESSADO: Ministério Público Federal/Secretaria dos Ofícios de Tutela. Resolve, O Presente Edital destina-se a tornar público que INSTITUTO DE ENSINO PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, através do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA DO INESPEC, legalmente constituído, esta dando ciência das seguintes deliberações, que se incorpora no formato jurídico de DECISÃO ADMINISTRATIVA, a saber: Art. 1º –. No período de 1.o. de fevereiro  a 28 de fevereiro do ano de 2013, foram realizados um total de 998 ATENDIMENTOS EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, nos termos do Processo Administrativo Interno que obrigatoriamente baixa com esse expediente  que se encontra custodiado junto à direção do CAEE na sede do arquivo do Instituto. Art. 2º – Todas as informações constantes nos autos são de responsabilidade legal do professor especialista em educação especial, vinculados aos termos declaratórios firmados no expediente citado. Art. 3º – Os professores relacionados no expediente são contratados em REGIME DE SERVIÇO TEMPORÁRIO pela SEFOR-SEDUC, e indicados diretamente via INESPEC, nos termos do convênio de intenções assinado entre a SEDUC e o INESPEC, e atendem as seguintes exigências: a) Portadores de Licenciatura Plena Pedagogia com habilitação em Educação Especial; b) Portadores de Licenciatura Plena Pedagogia com Especialização em Educação Especial, e em curso de Pós Graduação com carga horária no mínimo, 360 horas, realizada após 20/12/1996, ou; c) Portadores de Licenciatura Plena Pedagogia com curso de Pós Graduação em níveis de Mestrado ou Doutorado em Educação Especial; d) Portadores de Experiência com ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO em instituição parceira da SEDUC, que desenvolve projeto nesta área com amplo conhecimento público de resultados. Art. 4º –. Os professores foram selecionados através de concurso aberto a sociedade em geral e após a seleção o processo de indicação do professor foi enviado a SEDUC a quem compete homologar sua indicação funcional e determinar sua lotação, com a publicidade dos atos pertinentes a sua contratação. Art. 5º –. A jornada de trabalho foi distribuída da seguinte forma: a) Turno Manhã: 100 horas aulas-mensal. 1.o TEMPO.................... 07:00 – 07:50. 2.o TEMPO... 08:00 – 08:50. INTERVALO... 08:51 – 09:15. 3.o TEMPO... 09:15 – 10:05. 4.o TEMPO... 10:05 – 10:55. b) Turno Manhã: 100 horas aulas-mensal. 2a FEIRA....07:00 - 10:55. 3a FEIRA...07:00 - 10:55. 4a FEIRA.... 07:00 - 10:55. 5a FEIRA..............07:00 - 10:55. 6a FEIRA............07:00 - 10:55. ESTUDOS DE CASOS COM AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DOS ALUNOSENTURMADOS COM O RESPECTIVO PROFESSOR. Sábado....07:00 - 10:55. TREINAMENTO EM APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO VOLTADO PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PRESENÇA OBRIGATÓRIA. PRESENÇA OBRIGATÓRIA. c) Turno Tarde: 100 horas aulas-mensal. 1.o TEMPO..........13:00 – 13:50. 2.o TEMPO.............14:00 – 14:50. INTERVALO............14:51 – 15:15; 3.o TEMPO..........15:15 – 16:05. 4.o TEMPO....................16:05 – 16:55. d) Turno Tarde: 100 horas aulas-mensal. 2a..........13:00 – 16:55. 3a.............13:00. – 16:55. 4a........ 13:00 – 16:55. 5a..........13:00 – 16:55. ESTUDOS DE CASOS COM AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DOS ALUNOS ENTURMADOS COM O RESPECTIVO PROFESSOR. 6a...............13:00 – 16:55. Sábado................13:00 – 16:55. TREINAMENTO EM APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO VOLTADO PARA AS ATIVIDADESACADÊMICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PRESENÇA OBRIGATÓRIA. PRESENÇA OBRIGATÓRIA. Art. 6º –. Os docentes com carga horária integral de 100 ou 200 horas mensais cumpriram na sexta feira as suas quatro horas ou oito horas, destinadas a trabalho pedagógico coletivo na unidade escolar. Art. 7º –. Os horários de cumprimento da jornada de trabalho foram estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC-SEFOR. inclusive, ser cumpridos aos sábados. Art. 8º – A responsabilidade e mérito do servidor professor em exercício no INESPEC no ano de 2012 seguiram critérios DA COMPETENCIA: os critérios estabelecidos no Edtal n.o. 1-CAEE PRT 5383/2011, de 1 de janeiro de 2011. EMENTA: EDITAL DE ABERTURA DE CURSOS E VAGAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL quanto aos critérios da competência dos docentes do CAEE INESPEC. Edital n.o.  3-CAEE PRT 41097/2011, de 1 de dezembro de de 2011. EMENTA: EDITAL DE ABERTURA DE CURSOS E VAGAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ANO DE 2012, no CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Art. 9º –. O professor do AEE no CAEE-INESPEC  tem como atribuições: a) Elaboração, execução e avaliação do plano de AEE do aluno; b) Definição do cronograma e das atividades do atendimento do aluno; c) Organização de estratégias pedagógicas e identificação e produção de recursos acessíveis; d) Ensino e desenvolvimento das atividades próprias do AEE, tais como: Libras, Braille, orientação e mobilidade, Língua Portuguesa para alunos surdos; informática acessível; e) Alternativa e Aumentativa - CAA, atividades de desenvolvimento das habilidades mentais superiores e atividades de enriquecimento curricular; f) Acompanhamento da funcionalidade e usabilidade dos recursos de tecnologia assistiva na sala de aula comum e ambientes escolares; g) E outras atividades vinculadas delegadas pela direção do CAEE ao docente; h) Articulação com os professores das classes comuns, nas diferentes etapas e modalidades de ensino; i) Orientação aos professores do ensino regular e às famílias sobre os recursos utilizados pelo aluno; j) interface com as áreas da saúde, assistência, trabalho e outras. Parágrafo Primeiro. Aplicar-se o artigo 46 do Edtal n.o. 1-CAEE PRT 5383/2011, de 1 de janeiro de 2011, nos termos: São atribuições do docente responsável pelo Atendimento Educacional Especializado e coordenador das turmas de educação especial do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC, a elaboração do Projeto Político Pedagógico do CAEE/INESPEC, com assessoramento da Diretoria. Art. 8º – Os instrumentais constantes no Processo 483016/2013 são assinados pelos especialistas: GERONCIO DE SOUSA COELHO; RAIMUNDA HENRIQUE RABELO; JOSILANE LEITE FIDELIS; TERESA DE OLIVEIRA COELHO; LUCIEDA OLIVEIRA; MARIA AUREA DE SOUSA MORAIS e CÉSAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA. Art. 9º – O presente edital será publicado no site: http://radioinespec2013.yolasite.com/ e no site: http://pt.scribd.com/ CONTA: procevirtu459852. APROVADO._____________________________________________________;
PAUTA: PROCESSO INTERNO INESPEC483016/2013. Fica homologado os termos do expedientepara os efeitos legais. ASSINATURA DE CONVÊNIO ENTRE INESPEC E SEDUC. DEVIDAMENTE PUBLICADO. OS RECURSOS JÁ FORAM LIBERADOS. OS PROFESSORES RECEBERAM, JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DIRETAMENTE EM SUAS CONTAS BANCÁRIAS. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CORPO DOCENTE APROVADO PARA O PERÍODO DE 21 DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DO ANO DE 2013. CONVÊNIO PUBLICADO – CONVÊNIO 30/2013. PROCESSO SEDUC NÚMERO 12827614-2 – DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ – SÉRIE 3 – ANO V – 039, FORTALEZA-CEARÁ 27 DE FEVEREIRO DE 2013 – Páginas 45/46. VALOR DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA APROVADA PARA O PERÍODO DE 21 DE FEVEREIRO À 31 DE DEZEMBRO DE 2013 EM RELAÇÃO AO CORPO DOCENTE:  VALOR TOTAL R$ 125845,68(CENTO E VINTE CINCO MIL, OITOCENTOS E QUARENTA E CINCO REAIS E SESSENTA E OITO CENTAVOS) DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA OUTRAS ATIVIDADES NOS TERMOS DO PLANO DE CONTAS DE 2013 – Será deliberada em outra oportunidade.  LOTAÇÃO DOS PROFESSORES DO INESPEC PARA 2013 - CONVÊNIO PUBLICADO  E NOMES CONFIRMADOS NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO.  HOMOLOGAÇÃO DE VALORES EM PLANILHA; HOMOLOGAÇÃO DA LISTA DE ALUNOS MATRICULADOS PARA 2013 E QUE SERÁ ENVIADOS PARA A LISTA DOS PROJETOS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL;  APROVAÇÃO DOS EDITAIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 – Aprovados. PUBLICADOS PELA PRESIDÊNCIA DO INESPEC;  APROVAÇÃO DOS DOCENTES DO INESPEC E PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ EM 21 DE MARÇO DE 2013; INSTITUCIONALIZAÇÃO DO NOVO DIÁRIO DE CLASSE QUE DEVE SER UTILIZADO A CONTAR COM 31 DE ABRIL DE 2013.  Modelo aprovado de acordo com o despacho ABERTA A SESSÃO. O Presidente da sessão relata o interior teor do Processo 483016/2013.
 Não havendo mais nada a deliberar o Vice presidente deu a sessão como encerrada. Não havendo mais nada a deliberar a presente sessão fica encerrada às 09h19min, e para constar eu:_______________________________________________Digitei o presente termo de ata que vai assinada por todos os presentes. Fortaleza, 3 de abril de 2013.
ASSINATURA DIGITAL PROFESSOR CESAR PRT196725

Professor César Augusto Venâncio da Silva
Vice-Presidente - Jornalista Reg MTb-CE J-2881
Psicopedagogo - CPF 16554124349
Diretor do CAEE – 2010-2012
Reg Ministério do Trabalho 2881/CE


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